Armazenagem em área primária e disponibilidade de cais possibilita uma operação mais barata para o exportador
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, já está realizando exportação de celulose por meio de navios break bulk, que fazem o transporte de carga não conteinerizada.
A primeira operação ocorreu no início de janeiro para atender fábrica localizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
A previsão é que sejam movimentadas 10 mil toneladas do produto que têm como destino a Ásia somente nesta operação.
Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente e Comercial da TCP, destaca que a movimentação da celulose nesta configuração torna a operação até 20% mais em conta para o exportador, se comparado ao valor praticado por outros Portos brasileiros.
“A TCP oferece ao exportador a armazenagem da carga em zona primária, diminuindo a distância do armazém até o cais”.
“Com isso, diminuímos o número de elos improdutivos da cadeia logística envolvidos na operação de traslado da carga, o que torna a operação menos onerosa e muito mais produtiva, estabelecendo Paranaguá como uma alternativa para o mercado de celulose break bulk, Paranaguá vem se constituindo um polo logístico de escoamento da celulose nacional¨, explica.
Diferencial
Outro diferencial importante, é a disponibilidade de cais que a TCP oferece, em virtude dos investimentos constantes realizados na ampliação e modernização do terminal.
“A infraestrutura do Terminal permite manter em dia as janelas de atracação dos navios porta contêineres, permitindo agregar novas operações e aumentar nossa oferta de serviços”.
“Além disso, contamos com uma equipe altamente treinada e qualificada, além de equipamentos de última geração, operando 24 horas por dia”.
“Com a alta produtividade, os navios que atracam em Paranaguá são operados no menor espaço de tempo possível, diminuindo ainda mais os custos para o exportador, muito sensível em operações break bulk”, afirma Moraes e Silva.
Semanalmente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe mais de 15 navios, com rota para países das Américas, África, Ásia e Europa eque utilizam Paranaguá para carga e descarga de produtos de importação e exportação.
Da redação
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Source: Celulose Online