A marca é mesmo expressiva – 100 milhões de toneladas que equivale à soma da movimentação do porto desde o início da sua operação, que aconteceu em 1978.
O porto é referência em produtividade e competitividade e considerado um dos únicos terminais do Brasil integrado a diferentes modais de transporte, como o ferroviário, rodoviário, tuboviário, marítimo de longo curso e cabotagem.
Isso mostra que ele está preparado para movimentar, com muita eficiência, outras cargas além da celulose.
Qual é esse Porto do qual estamos falando?
Se você ainda não notou, trata-se da Portocel, um terminal especializado em produtos florestais e que é operado em sociedade pela Fibria (51%) e pela Cenibra (49%) e a marca foi atingida no dia 2 de outubro deste ano.
O feito foi atingido com o embarque de 30.730 toneladas no navio Saga Explorer, que tinha o destino final na China, no porto de Changshu.
Sobre o Portocel
Ele fica localizado em Barra do Riacho, em Aracruz (ES) e movimenta 60% das exportações do Brasil – sendo que tem uma média de 24 toneladas por dia de celulose por navio.
Esse número está bem a frente do desempenho de outros portos, como os dos Estados Unidos e Holanda, que estão entre os melhores do mundo, mas não conseguem ultrapassar a marca de 18 mil toneladas por dia do mesmo produto.
Patrícia Dutra Lascosque é diretora-superintendente da Portocel e diz que o desempenho positivo operacional é resultado de um conjunto de fatores – como a prática de crenças de gestão.
“Há um conjunto de competências que contribuem para resultados como este, passando pelo comprometimento dos nossos trabalhadores próprios, trabalhadores avulsos e outros parceiros”, disse.
Outro fator importante é o baixo custo operacional – “foram 16 anos para alcançar os primeiros 10 milhões de toneladas, mas agora embarcamos esse volume a cada um ano e sete meses”, disse Patrícia.
100 Milhões de Toneladas de Celulose
Para se ter uma ideia dessa quantidade, imagine que quando estão enfileirados, os fardos de celulose nessa quantidade seriam equivalentes à 9 voltas na circunferência da Terra.
Empilhados, eles equivalem a 360 mil vezes a altura da Torre Eiffel, na França.
Se colocadas lado a lado, essa quantidade seria suficiente para percorrer 360 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
A Portocel é especializada na movimentação de produtos florestais e considerada a mais eficiente do mundo na movimentação desse produto, com capacidade de embarcar 72 mil toneladas por dia e é a que tem o menor custo operacional do Brasil.
Investimentos na Portocel
No ano passado, a Portocel anunciou um investimento de 70 milhões de reais, conforme foi informado, na época, por Marcelo Castelli, presidente da Fibria.
O valor foi usado para fazer uma dragagem não de manutenção, como ele disse, mas adicional para aumentar a capacidade e receber navios que operam em águas mais profundas.
“Estamos tentando, dentro da licença que temos para operar, maximizar o resultado do porto”, disse. Castelli garantiu que o projeto contribuiu para viabilizar o aumento da carga no porto.
Por CeluloseOnline
O post Porto de Produtoras de Celulose Brasileiras atinge 100 Milhões de Toneladas apareceu primeiro em Celulose Online.
Source: Celulose Online