Unidade gaúcha passou a utilizar biomassa no processo de secagem da madeira.
Com o objetivo de implementar processos sustentáveis em todas as etapas de sua cadeia produtiva, a unidade da Duratex, em Taquari (RS), aumentou a utilização de biomassa no processo de secagem da madeira.
Por se tratar de uma fonte limpa de energia, o uso do insumo possibilita a diminuição de 90% da utilização do gás natural (GLP) na produção de energia térmica para o processo produtivo.
O reaproveitamento de biomassa de eucalipto proveniente de madeira não utilizada no processo produtivo também reduz a geração de gases causadores do efeito estufa.
“O uso da biomassa é positivo em diversas frentes”.
“A partir dela, temos a possibilidade de reaproveitar a madeira, gerar energia térmica por uma fonte renovável, reduzir os custos e otimizar cada vez mais nosso processo produtivo”, afirma Cosimo Giovanni Rettl, coordenador do Sistema de Gestão Integrada da Duratex.
Além de contar com manejo certificado, a companhia garante ainda mais sustentabilidade às suas operações com o uso da biomassa.
Essa ação impulsiona a Duratex a desenvolver outros projetos visando reutilizar todos os tipos de rejeitos de processo gerados em suas 24 unidades em todo o País.
Da redação
O post Iniciativa da Duratex contribui para redução da emissão de CO2 apareceu primeiro em Celulose Online.
Source: Celulose Online