Eldorado Brasil registra lucro de R$ 713 milhões em 2017

Companhia atingiu EBITDA de R$ 1,619 milhões, de janeiro a setembro, e de R$ 2,0 bilhões, no acumulado nos últimos dozes meses

A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) registrou lucro líquido de R$ 347 milhões no terceiro trimestre, aumento de 20 vezes em comparação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido acumulado nos nove meses de 2017 foi de R$ 713 milhões.

No terceiro trimestre de 2017, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 501 milhões, com margem de 61%, novamente a maior margem do setor.  No resultado acumulado dos primeiros nove meses do ano, o EBITDA atingiu R$ 1,619 bilhão, com margem de 50%. Nos últimos doze meses, o resultado acumulado do EBITDA chegou ao valor de R$ 2,0 bilhões.

O volume de vendas até setembro foi de 1,278 milhão de toneladas. A estratégia comercial garante à Eldorado ter crescimento consistente e gestão efetiva de seus níveis de estoques e capital de giro, além de permitir aumentos consistentes nos preços de celulose no mercado mundial. No terceiro trimestre, foram vendidas 408 mil toneladas de celulose.

A Eldorado manteve a estratégica focada no mercado asiático, que representa 44% de sua celulose. As vendas foram orientadas principalmente a segmentos mais rentáveis, como papéis tissue (conforto e higiene pessoal) e especiais.

 

Outro recorde alcançado pela companhia foi o de venda de energia elétrica ao sistema elétrico nacional, que gerou uma receita líquida de R$ 28 milhões no terceiro trimestre, um aumento de 28% em relação ao trimestre anterior e de 186% se comparada aos mesmos três meses de 2016.

Com um alto nível de performance e estabilidade operacional da fábrica, foram produzidas 390 mil toneladas de celulose de julho a setembro, apesar da realização da parada programada de 10 dias para manutenção.

O custo caixa do trimestre foi R$ 503 por tonelada, uma diminuição de 14% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Essa redução é reflexo da diminuição do raio médio de distância entre as florestas e a fábrica, do aumento da utilização de madeira de plantio da Eldorado – atualmente a empresa possui 240 mil hectares plantados com eucalipto – e da eficiência e melhoria dos processos industriais e logísticos.

“O excelente desempenho Eldorado é resultado do sistema de gestão voltado para competitividade e produtividade, combinada com a forte eficiência operacional da companhia e condições de mercado positivas observados ao longo de todo o ano”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da Eldorado Brasil.

O último trimestre também foi marcado pelo início da produção de mudas dos dois primeiros clones próprios da Eldorado, selecionados em um programa de melhoramento genético florestal que possui apenas cinco anos de existência. Estes dois híbridos demostram aumento de 16% na produtividade florestal, quando comparado aos clones plantados atualmente.

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Source: Celulose Online