O grupo internacional Andritz completou o startup das principais ilhas de processo e equipamentos de produção para a nova fábrica de celulose da Fibria em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Todos os processos Andritz partiram com sucesso e dentro do cronograma.
A nova fábrica de celulose da Fibria tem uma capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Combinada com a fábrica existente em Três Lagoas, a capacidade de produção total atinge 3,25 milhões de toneladas por ano, tornando este site um dos maiores centros de produção de celulose do mundo.
Com este bem-sucedido fornecimento EPC e startup estável dos equipamentos, a Andritz demonstrou mais uma vez suas excelentes capacidades tecnológicas e sua experiência comprovada no gerenciamento de grandes projetos.
A ANDRITZ forneceu os seguintes equipamentos para a nova fábrica de celulose:
- Uma planta de processamento da madeira completa com quatro linhas de picagem, cada uma constituída com os maiores picadores tipo HHQ horizontais com capacidade de 400 m³ sólido sem casca por hora. O escopo inclui também uma estação de peneiramento de cavacos, armazenagem de cavacos com uma pilha circular “stacker reclaimer” – que também fornece cavacos para a primeira linha de produção de celulose – e manuseio de cascas. O exclusivo picador HHQ contribui para fornecer cavacos mais uniformes e da mais alta qualidade, o que aumenta significativamente o rendimento da fibra tanto na operação do pátio de madeira quanto na linha de fibra.
- Uma Linha de Fibras composta por um sistema de alimentação de cavacos, cozimento contínuo tipo “LoSolids”, depuração e branqueamento, e oito lavadores “DD-Washer”, que garantem baixos custos operacionais, baixas emissões, eficiência de lavagem extremamente alta e excelente qualidade de fibra. A capacidade (6.120 adt / d) é a maior do mundo para uma linha de fibras única.
- Duas linhas de secagem de celulose com eficiência energética (largura de 8.004 mm na cortadeira e capacidade de 3.060 toneladas de celulose por dia cada) considerando a tecnologia de formador dupla tela “Twin Wire Former”, secadores, cortadeiras e cinco linhas de enfardamento completas. O sistema de aproximação inclui uma planta de depuração branqueada em cascata, a qual assegura uma alimentação de polpa homogênea para o estágio seguinte do processo.
- A máquina de desaguamento de celulose compreende uma caixa de entrada com controle de diluição automática, uma formadora dupla tela e uma seção de prensas, composta por uma prensa combinada e uma prensa de sapata. A planta de secagem é projetada para uma capacidade específica de mais de 380 toneladas por dia por metro de largura de máquina, o que é comprovado em plantas de secagem de celulose ANDRITZ em todo o mundo. O secador ANDRITZ é o mais eficiente do seu tipo em termos energéticos. A confiável cortadeira ANDRITZ fornece os fardos de celulose a serem processados nas linhas de enfardamento de alta capacidade.
-
A maior planta de evaporação de licor preto do hemisfério ocidental (taxa de evaporação 1.950 t / h), que concentra o licor preto para um teor de sólidos secos de 80% para combustão eficiente na caldeira de recuperação HERB (Caldeira de Recuperação de Alta Eficiência). A planta está equipada com as mais recentes inovações da ANDRITZ no aprimoramento da qualidade do condensado secundário, para ser 100% reutilizado em outras áreas da fábrica.
-
A maior caldeira de recuperação da América Latina com capacidade máxima de 8.250 tds/d. A caldeira de recuperação HERB (Caldeira de Recuperação de Alta Eficiência) da ANDRITZ está equipada com tecnologia de combustão de última geração para minimizar as emissões e maximizar a produção de energia verde. É capaz de queimar e destruir todos os gases não condensáveis nocivos e o metanol produzido em outras áreas de processo da fábrica. A caldeira de recuperação HERB abastece e fornece vapor e energia para toda a fábrica de celulose, que gera um grande excedente de eletricidade a ser distribuído na rede nacional.
-
A maior planta de licor branco energicamente eficiente do mundo (18.900 m3 / d de produção de licor branco), que atende aos mais altos padrões ambientais e oferece alto desempenho e alta disponibilidade em qualquer condição de processo. A planta de licor branco é constituída por uma planta de caustificação única e dois fornos de cal (840 t / d cada), projetados para queimar óleo combustível e gás natural.
-
Adicionalmente, a ANDRITZ forneceu um sistema de remoção de cloreto e potássio para melhorar o processo de recuperação química, e uma planta de metanol líquido para produção de biocombustíveis.
O post ANDRITZ forneceu todas as ilhas de processo para o Projeto Horizonte 2 apareceu primeiro em Celulose Online.
Source: Celulose Online