O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou uma cartilha que mostra que pequenos comportamentos, como o reuso, reciclagem e a economia de água podem ajudar qualquer negócio.
A responsabilidade com o meio ambiente, em muitos casos, pode aumentar a eficiência da empresa e gerar renda. Confira as dicas selecionadas.
1 – Compras Sustentáveis
A ideia é mostrar que conhecer a origem das matérias-primas e as práticas sociais e ambientais dos produtores e fornecedores é importante para garantir a sustentabilidade de um produto.
Essa preocupação tem que ser aplicada no dia a dia, inclusive, com o descarte de produtos ou insumos após o uso dos mesmos.
O Sebrae diz que é preciso avaliar toda a compra e considerar os aluguéis de equipamentos ou prestação de serviços para substituir o consumo. Se a compra for fundamental e necessária, faça sobre medidas de precaução.
Outro conselho é verificar a situação legal dos fornecedores pesquisando seus CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
“O menor preço nem sempre é aquele que oferece um comércio mais justo”.
2 – Eficiência Energética
Isso ajuda a reduzir custos e também é positivo para o meio ambiente.
Uma das melhores medidas é usar a iluminação natural, sendo que janelas podem ficar abertas, por exemplo. Paredes com cores claras refletem os raios do sol e deixam o ambiente mais fresco.
Para os equipamentos elétricos e eletrônicos, a dica é verificar o indicador de consumo de energia no Selo do Inmetro.
3 – Uso da Água
A água é fundamental para garantir o pleno funcionamento de um negócio.
Ações para o reuso são simples, como fechar a torneira enquanto lava os pratos ou escova os dentes.
Depois, um passo mais adiante é verificar se há vazamentos ou desperdícios em alguma parte da empresa.
Até o uso de produtos biodegradáveis, na área da limpeza, que misturam água tem que ser revistos.
O Sebrae diz que os empregadores precisam fazer campanhas de estímulo a economia de água para funcionários e clientes. “Muitas vezes é possível produzir mais gastando menos com simples mudanças de comportamento”.
4 – Resíduos Sólidos
Tudo que for encarado como lixo pode gerar uma renda extra para a empresa: latas de alumínio, papel ou óleo.
A saída é fazer um levantamento de todos os resíduos gerados pela empresa e destinar o descarte correto, fazendo a coleta seletiva.
“Os recicláveis podem ser encaminhados para as cooperativas de catadores enquanto que o orgânico pode ir para a compostagem”, recomenda o Sebrae.
O guia também alerta para a fabricação dos produtos, na qual é possível usar menos matéria-prima e gerar menos lixo. Sobras sempre podem ser reutilizadas.
5 – Consumo Consciente
Existem muitas mudanças de comportamento que podem tornar a venda de um produto ou serviço mais sustentável e atender a demanda.
A solução é oferecer um refil para substituir embalagens tradicionais.
Evitar os materiais poluidores, o uso de sacolas plásticas… Tudo pode ser trocado pelos biodegradáveis.
O Sebrae diz que a percepção do cliente para entender os aspectos sustentáveis da empresa podem valorizar ainda mais o negócio.
Por CelulosOnline
O post 5 medidas sustentáveis para os pequenos empreendimentos apareceu primeiro em Celulose Online.
Source: Celulose Online